quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Não consigo escolher uma profissão. E agora?


Escolher qual profissão seguir é um dilema que todo mundo já passou um dia, afinal, escolher uma carreira para o resto da vida não é uma tarefa fácil. Sei que podemos mudar de trabalho ou faculdade durante a vida, mas sei também que ninguém quer perder tempo fazendo uma faculdade que acha que não terá um bom futuro. 

Já faz um tempo que recebi de uma leitora um e-mail pedindo ajuda para ela decidir se faz ou não o curso de Administração e como é. Eu já respondi este e-mail, mas decidi fazer também um post no blog, pois como já estou terminando a faculdade posso dar boas dicas para quem ainda irá começar no meio acadêmico.
Bom, eu estou no sétimo semestre do curso de Administração Pública, o meu curso é bem diferente de Administração de empresa, pois é voltado para a gestão pública. 
As pessoas que me conhecem sabem que o meu grande sonho era fazer o curso de Jornalismo, mas quando fiz enem acabei entrando neste outro. No começo eu não gostava muito, pois não entendia direito sobre o assunto, mas com o passar do tempo consegui me encontrar no curso.
Muita gente me pergunta se eu não tenho vontade de cursar Jornalismo depois que terminar esta primeira graduação, mas eu não sei responder ainda. Talvez sim, talvez não, vai depender de outros objetivos que estou colocando na frente.

Se você está em dúvida de qual carreira seguir, posso te dar uma dicas, vocês podem não concordar comigo o que é normal, mas com um pouco de experiência que tive posso tentar te ajudar.

1) Escolha um curso que possa te garantir no futuro um bom retorno financeiro. Por mais que a gente queira fazer o que ame, sabemos que vamos ter contas para pagar, sonhos para bancar , e é bom dar uma olhada se o curso que você ama fazer tem oportunidades de emprego, principalmente na sua região. 

2) Se você está em dúvida entre dois cursos, olhe a matriz curricular de cada. Esta é uma boa maneira de você decidir, pois olhando a matriz você pode ver qual dos cursos tem as matérias que você gosta mais.

3) Faça um planejamento do quanto você vai gastar na graduação.  Alguns cursos como Odontologia saem bem mais caros do que outros, pois nele além dos gastos com materiais, você tem que ir montando todo o seu consultório. Então você tem que ver se "cabe no seu bolso" mesmo conseguindo algum financiamento.

4) Converse com alguém que já seja formado na área que você quer cursar. Esta é uma ótima maneira de você conhecer mais como é a graduação e também as oportunidades de emprego.

5) Não faça um curso por obrigação. Tem muitos pais que meio que traçam um objetivo para a vida dos filhos sem saber direito se eles querem seguir isto. Por exemplo muita gente quer fazer medicina as vezes por pressão mesmo da família, ou porque ganha bem. Isto pode ser ruim, pois estar numa carreira que você não gosta ou se sente infeliz vai fazer com que provavelmente você será um profissional ruim.

Espero ter ajudado vocês com esta escolha super importante e que tenham gostado das dicas. Analise bem antes de começar a cursar algo para não se arrepender futuramente.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oie Lindona passando aqui para retribuir a visita *-*
    Bom, eu tinha muitaaaaa vontade de fazer administração mas de empresa, até que um dia minha amiga falo que administração era curso pra quem não sabe oq que fazer kkkkkkk'
    Então comecei a pensar e decidir que não queria mais fazer administração, até que um dia minha cunhada pediu para mim pesquisar sobre "publicidade e propaganda", comecei a pesquisar e me apaixonei kkkkkkkkkkkkkkk' Agora já me decidi(pelo menos eu acho que já) kkkkk'
    Bjoooos *-*

    http://izabelyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Igara! Passando pra retribuir a visita.Adorei seu blog,seus conteúdos são ótimos.Sem falar nos seus textos *-*
    Parabéns,beijinhos♥

    ResponderExcluir


Vinis e Outras Coisas - Copyright © 2014