domingo, 19 de maio de 2013

Ecofashion a moda sustentável

Oi gente, antes de iniciar o post queria agradecer a vocês que sempre estão por aqui comentando, isto é muito bom porque eu fico mais incentivada a atualizar aqui.
Hoje vou falar sobre a moda sustentável que tem como característica a preocupação com o meio ambiente. Lá na faculdade estudei uma disciplina de Desenvolvimento e Sustentabilidade que foi muito bom para entender o conceito de sustentabilidade e esta semana me deparei com o nome eco fashion, fui pesquisar e acabei encontrando bastante coisa e até desfile de moda aqui no brasil que prega a moda sustentável.


As roupas e os acessórios da Moda sustentável, são produzidos com a preocupação de não agredir ao meio ambiente, por exemplo o algodão utilizado para a confecção tem que ser orgânico ou seja não há uso de agrotóxicos no seu cultivo, e o pigmento usado para tingir também é natural.
A moda sustentável também prega que as condições trabalhistas sejam justas. E o que isto tem haver com a gente? Tem tudo haver, pois se isso acontece é porque as pessoas que fizeram a sua peça de roupa recebem um valor justo pelo trabalho.


Este desfile é de uma marca que preza a sustentabilidade, a Osklen aqui do Brasil, e recentemente aconteceu um desfile em São Paulo a Ecoera onde reuniu várias marcas de moda sustentável.
A moda também esta mudando, pois ela vem do pensamento, da personalidade e cultura das pessoas que a vestem. Se as pessoas passam a ter um pensamento mais sustentável vai passar a aderir as peças e com isso mudar o estilo de produção. 
Se engana quem pensa que a moda sustentável é aquela coisa sem graça e mal acabada, ela é muito mais que isso, são as mesmas roupas, só que produzidas de uma maneira diferente onde há a preocupação com a conservação do meio ambiente.
O maior problema que surge com a moda sustentável é que os produtos são mais caros, pois envolve um maior cuidado na produção, por exemplo aqueles que citei no inicio do post.

( Modelo vestindo a marca alemã Elise Ballegeer)

Também acontecem todos os anos em Nova York e Paris a Designers & Agents que é um feira que apóia marcas sustentáveis como a Elise Ballegeer marca alemã onde pequenos artesãos produzem roupas em pequena escala e Sprout Watchers que cria relógios usando materiais sustentáveis como o bambu e a resina de milho.

(Relógios da Sprout Watchers)

 O que vocês acharam da moda sustentável? Já conheciam? E pagariam mais caro por um produto assim?

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Eu achei muito legal essa iniciativa da moda sustentável, apesar de não conhecer profundamente como tudo isso funciona. Mas, acredito que essa iniciativa possa trazer muitos benefícios ao meio ambiente.
    Beijo e uma ótima segunda! :)

    http://belezadescoberta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O legal de moda sustentável é a ideia de reutilizar também, né, que muitos blogs têm feito por aí! DIY pra vida, haha <3 Eu tenho visto já muitas embalagens ecológicas por aí. É uma ótima iniciativa!

    Eu te chamei pra uma tag lá no blog, tem problema? :3

    http://oldoakthread.blogspot.com.br/2013/05/tag-livros.html

    ResponderExcluir
  3. Eu sou totalmente a favor da moda sustentável, adooooro e até tenho algumas peças assim!!
    Amei teu blog *-*

    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. É moda mesmo, tem coisas bem legais e eco.. tipo esses relogios que eu amei
    Beijos!
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, os relogios são lindos.
    Estou seguindo o blog se quiser seguir o meu também vou adorar.
    Beijos

    http://blog-puro-glamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho super legal iniciativas como essas.
    É uma pena que toda essa preocupação com algodão orgânico, tintura natural, salários justos, etc, acarretem em preços mais altos das peças. O que faz nosso bolsos doerem.
    Poderiam pensar um pouco melhor em nós. rsrs'

    Beijos
    mundodavee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que legal isso, adorei o post!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir


Vinis e Outras Coisas - Copyright © 2014